Uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) esteve em Alagoas nos dias 26 e 27 de março para conhecer de perto o funcionamento do Serviço Aeromédico, da Central de Regulação Unificada e do Complexo Regulador Estadual.
O grupo, liderado pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Adenilson Lima e Silva, pelo diretor-geral da Faepu, Renato Darin, e pelo 1º Tenente Felipe Borges Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, composto por gestores e técnicos da área, foi recebido pelo secretário executivo de Regulação e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Igor Monteiro. Durante a visita, também estavam presentes a tenente-coronel e enfermeira Elaine Monteiro, coordenadora do Salva Mais, e o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro. A comitiva conheceu a Central Estadual de Regulação de Leitos e os protocolos de atendimento adotados no estado.
Além da agenda institucional, os profissionais também visitaram o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, onde foram apresentados a dois programas de referência na saúde pública local: AVC Dá Sinais e Bate Coração.
Programas inovadores inspiram gestores mineiros
Alagoas se destaca nacionalmente pela criação de uma rede específica para atendimento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. Lançado em agosto de 2021, o programa AVC Dá Sinais utiliza um aplicativo de telemedicina para agilizar diagnósticos, beneficiando milhares de pessoas. Já o Bate Coração, criado em 2025, tem como principal objetivo reduzir o tempo de resposta no atendimento ao infarto agudo do miocárdio (IAM).
Para o secretário municipal de Saúde de Uberlândia, a experiência alagoana pode contribuir para o aprimoramento das políticas públicas no município mineiro. “É um prazer conhecer os programas AVC Dá Sinais e Bate Coração. Sem dúvida, são iniciativas de relevância nacional que podem beneficiar a população mineira. Agradecemos ao governo de Alagoas pela recepção e ficamos impressionados com o avanço do estado na área da saúde”, destacou Adenilson Lima e Silva.
O diretor-geral da Faepu, Renato Darin, ressaltou a importância da troca de experiências entre os estados. “A visita teve como objetivo entender os processos de regulação do acesso aos serviços de saúde, observar fluxos de atendimento e critérios de classificação de risco. Isso nos permite aprimorar a organização da rede, otimizar recursos e garantir um atendimento mais ágil e eficiente”, afirmou.
A iniciativa reforça a busca por boas práticas na saúde pública e pode resultar em novos projetos e melhorias para a regulação hospitalar em Uberlândia.
#faepu #saudepublica #avcdasinais #batecoracao #saude #regulacao #inovacao #saudebrasil #uberlandiamg #programasinovadores