FAEPU E FHEMIG FORMALIZAM PARCERIA NA GESTÃO DO HOSPITAL REGIONAL ANTÔNIO DIAS EM PATOS DE MINAS
Buscando oferecer mais serviços com maior qualificação e agilidade, o governo de Minas celebrou, no dia 24 de maio deste ano, o contrato de parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU). Esta é a primeira parceria com uma organização social na área da saúde do Estado e foi efetivada no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) em Patos de Minas.
Entre as melhorias previstas para a comunidade estão o aumento gradual em até 20% de internações, implantação e credenciamento de leitos para Atendimento a Queimados para a macrorregião; implantação de leitos de Cirurgia Pediátrica e do Programa de Residência em Pediatria; criação de novos leitos de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI); instalação da Agência Transfusional; mudança do espaço físico da Casa da Gestante para uma estrutura melhor e projeto de construção de prédio anexo, para aumentar o número de leitos da unidade.
Seleção Pública
A FAEPU passou por uma rigorosa seleção pública, atendendo aos critérios previstos no edital publicado em setembro de 2022 pela FHEMIG. Neste modelo de gestão, a responsabilidade direta pela administração do HRAD fica a cargo da parceira, mas o serviço de saúde continua sendo público, 100% SUS. A FHEMIG terá a função de elaborar e conduzir as diretrizes da política pública de saúde, além de fiscalizar o contrato de gestão com a FAEPU, atuando de maneira incisiva no monitoramento periódico. Nada muda também para os servidores que optaram por permanecer na unidade, tendo seus direitos, benefícios e vencimentos garantidos diretamente pela FHEMIG.
De acordo com a Lei Estadual nº 23.081 de 2018, Organização Social (OS) é uma qualificação concedida pelo Estado a associações e fundações sem fins lucrativos, de natureza privada. Tal qualificação habilita essas entidades a celebrar contrato de gestão com o Estado para atuarem na execução de políticas públicas, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à sociedade. O modelo também foi aferido pelo Decreto Estadual n° 47.742, de 2019.
Segundo a presidente da FHEMIG, Renata Dias, a expectativa é que a FAEPU, bem como a estrutura que ela tem, possa facilitar os processos no hospital. “Com seus colaboradores, seus processos mais fluidos, sua capacidade mais célere de fazer contratos, fazer compras, contratar pessoas, acredito que a FAEPU consiga ampliar o acesso aos usuários do SUS e, além disso, melhorar cada vez mais a qualidade dos atendimentos que a gente presta dentro do Hospital Regional Antônio Dias, um hospital muito importante para a região”, enfatizou a presidente da FHEMIG.
O HOSPITAL REGIONAL ANTÔNIO DIAS (HRAD)
O Hospital Regional Antônio Dias – HRAD, edificado em 1915, teve sua obra paralisada até 1926, quando enfim tomou impulso – sendo inaugurado em 18 de julho de 1930. Naquela data nascia um gigante do tamanho do sonho dos seus idealizadores. Eram 153 leitos, para uma cidade de 3 mil habitantes. O tempo passou e o gigante permaneceu em pé pela força daqueles que o criaram, pela força dos que por aqui passaram, dos que permanecem e dos que virão. Este gigante não se queda. Ele se transforma e se moderniza, estando na vanguarda da assistência em Patos de Minas e região.
Hoje, referência para 33 municípios da Macrorregião Noroeste, atendendo uma população de 714.167 (setecentos e quatorze mil cento e sessenta e sete) habitantes, o HRAD tem representatividade singular para a saúde regional, sendo uma instituição prestadora de serviços de saúde e assistência hospitalar, com perfil vocacional em atendimentos de Média e Alta Complexidades em Traumato-ortopedia, Urgências Clínicas e Pediátricas, Queimados Tipo II, Neurocirurgia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Gestação de Alto Risco (GAR) e Atendimentos às Vítimas de Violência Sexual.
São 94 anos de vida e glória de uma instituição que, sempre teve e terá papel de destaque na sociedade, sendo patrimônio de Patos de Minas e região.
“Sentimos muito orgulho da trajetória do Hospital Regional Antônio Dias. São 94 anos de uma história de dedicação à saúde dos mineiros. Agradeço a todos os profissionais que se empenham no cuidado especializado e humanizado, e que transformaram o HRAD em referência para a população de 33 municípios da região. Parabéns e que venham muito mais avanços na qualidade do atendimento e na ampliação do acesso aos usuários do SUS”, destacou a presidente da FHEMIG.
COM A ADMISSÃO DE ENFERMEIROS E TÉCNICOS, O HRAD VOLTA A OFERECER SEIS LEITOS CLÍNICOS PARA A POPULAÇÃO DA MACRORREGIÃO NOROESTE
O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) contratou enfermeiros e técnicos de Enfermagem para atuar na Unidade, e após treiná-los, pôde reabrir seis leitos clínicos para admissão de pacientes. “A retomada desses leitos é muito importante para o hospital e pacientes, visto que o HRAD possui uma grande demanda por internação devido ao seu atendimento à população da nossa Macrorregião Noroeste”, disse Polyana Caires, gerente da unidade.
A reabertura destes seis leitos, ocorrida em 11/07/2024, vem proporcionando incremento na oferta de leitos clínicos assistenciais, principalmente no atendimento a pacientes acometidos por AVC e são utilizados como retaguarda para a UTI Adulto.
A gerente ainda destaca que o HRAD é referência para atendimento em AVC, com habilitação estadual e que está trabalhando para solicitar a habilitação federal, pelo Ministério da Saúde. “Os leitos reabertos estão equipados e contamos com equipe Médica e Multidisciplinar treinada, com fluxos estabelecidos, garantindo uma assistência segura e de qualidade aos usuários. Oferecemos todo o atendimento necessário para confirmação de diagnóstico e tratamento, como serviço de imagem, medicação para trombólise em caso de AVC isquêmico e neurocirurgiões para intervenção em situações de AVC hemorrágico”, reafirmou.