Hospital Municipal de Capinópolis tem mais de sete décadas
O Hospital Municipal de Capinópolis conta com mais de sete décadas de história. Em sua trajetória passou por várias administrações e formas diferentes de atendimento ao público até se tornar uma unidade de saúde filial da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU), em abril de 2012, e subordinada à sua diretoria estatutária.
Por suas características, a instituição é uma fundação sem fins lucrativos de natureza privada, não tendo, portanto, discriminação no atendimento, respeitando sempre os princípios éticos das profissões e deverá integrar-se, mediante convênio, à estrutura orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme artigo 45 da lei nº 8.080/90.
Estrutura e desenvolvimento
A unidade hospitalar da FAEPU em Capinópolis é um hospital de pequeno porte, que realiza atendimentos de baixa e média complexidade. Hoje possui 30 leitos para internações (100% SUS), atende em média 2.660 consultas por mês no pronto atendimento (urgência e emergência) e 1.100 consultas nas especialidades médicas, tais como: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Psiquiatria, Ortopedia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Neurologia, Urologia, Gastroenterologia e Endocrinologia.
O hospital realiza, aproximadamente, 20 cirurgias eletivas por mês. Além dos atendimentos, após a pandemia Covid – 19, foram criados dez leitos de internações para o setor da Clínica Médica (Longa Permanência) onde são feitos os tratamentos das possíveis variáveis e efeitos da Covid.
Em janeiro de 2023, foram credenciados quatro leitos para saúde mental, classificando a unidade de saúde para Hospital de Transição I. Ademais, estes leitos servem de referência para toda a microrregião de Ituiutaba, totalizando nove novos municípios a serem atendidos.
O Hospital da FAEPU em Capinópolis é porta de entrada para atendimentos de urgência e emergência e gestação de risco habitual (demanda espontânea). Em média são realizadas 50 internações por mês e 80 partos por ano. Além de ser o único a atender a população local e dos municípios vizinhos, é referência para os municípios de Cachoeira Dourada e Ipiaçu, perfazendo uma população aproximada de 30.000 habitantes (flutuantes).
O hospital conta com diversos serviços de apoio próprios, tais como: serviço de apoio copa/cozinha (nutrição); serviço de apoio de lavanderia; serviço de apoio de esterilização; serviço de apoio de recepção; serviço de apoio de farmácia; serviço de apoio de manutenção; serviço de apoio de administração.
Segundo o gerente do hospital, Nivaldo dos Santos, o período de transição foi bastante desafiador. “Passamos por momentos muito difíceis com planejamento financeiro e a mudança de estratégia dos atendimentos com os gestores locais.
Todavia tivemos transformações significativas para população de Capinópolis, pois alteramos a forma de prestação de serviços, ampliando a nossa referência para microrregião de Ituiutaba em cuidados paliativos (leitos de longa permanência) e saúde mental, além da criação de um convênio com os municípios de Ipiaçu e Cachoeira Dourada.
Agora, conseguimos melhorar a complexidade dos procedimentos realizados pelo nosso hospital, como em cirurgias gerais e cirurgias de cataratas, proporcionando à comunidade em geral um atendimento mais próximo, ágil e resolutivo”, explicou.
Ainda segundo o gestor, a instituição, atualmente, está em processo de aquisição de novos equipamentos, tais como:
- Carrinho de Anestesia;
- Kit-Equipamentos – Sala de Fonoaudiologia (Projeto Miguilim);
- Caixa de Instrumental Cirúrgico;
- Foco Cirúrgico;
- Computadores.
REFORMA AMPLIAÇÃO SETOR AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO E LEITOS SAÚDE MENTAL
“O hospital está em pleno desenvolvimento do seu parque tecnológico e com valorização dos profissionais, proporcionando mais capacitações, com equipe multiprofissional para melhor acolher, tratar e devolver nossos pacientes para sua família e comunidade”, enfatizou o gerente.
PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE CAPINÓPOLIS E UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
O hospital tem um convênio com o Município de Capinópolis e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo como gestora a FAEPU. Essa parceria promove o vínculo de alunos e residentes da UFU, para poderem estagiar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Capinópolis e, na unidade hospitalar, dos diversos cursos oferecidos pela universidade, tais como Medicina, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Assistente Social, etc.
“Com esta ação não há dúvidas de que ajudamos a fortalecer os serviços de atenção básica de saúde do município, proporcionando ações locais de intervenção com conhecimento e colocando em prática teorias de aprendizagem em sala de aula”, enfatizou Nivaldo dos Santos.