SIATE

 

SIATE

O Sistema de Atendimento ao Trauma e Emergências (SIATE) é um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), ou seja, realiza atendimento nos domicílios, em acidentes de trânsito ou de apoio às unidades de saúde, que necessitem de atendimento de Urgência e Emergência.

De acordo com a enfermeira Maria Aparecida, o SIATE é composto por duas Unidades de Suporte Avançados (USAS), com médico, enfermeiro e militar socorrista e seis unidades intermediárias com enfermeiros e militar socorrista, o que torna este sistema um grande diferencial em relação a outros atendimentos em Uberlândia. “Trabalhamos com dois grandes parceiros nessa prestação de serviços: a Prefeitura de Uberlândia, responsável pelo convênio entre Corpo de Bombeiros Militar e a FAEPU, pela entrega de insumos e pelo financiamento das equipes e o Corpo de Bombeiros Militares (COBOM), que administra o SIATE com a FAEPU”, declarou.

A gestora do Complexo Regulador, contou que a FAEPU assumiu a Gestão do SIATE em 01 de maio de 2023 e, desde então, os atendimentos realizados aumentaram, foi necessário o aumento de uma Unidade de Suporte Avançado. Apesar de ter aumentado o volume do atendimento, o tempo de resposta diminuiu.

Além disso, as melhorias no SIATE com o gerenciamento da FAEPU foram representativas nos quesitos: pessoal, equipamentos, transporte, infraestrutura. Aquisição de mais ambulâncias pela SMS; processo seletivo externo para reposição de pessoal; aumento de uma Unidade de Suporte Avançado USA; educação permanente das equipes; aquisição de bonecos próprio para treinamentos diversos, como de PCR; aquisição de KIT desastre para IMV; aquisição de máscaras laríngeas; confecção de bolsas específicas para atendimentos; reparo de mochilas de medicações SIATE; manutenção de equipamentos; rastreamento e telemetria nas ambulâncias.

A equipe do SIATE é formada por 105 colaboradores dentre CLT e PJ distribuídos nas seguintes categorias:  43 Médicos, 50 Enfermeiros, 12 Técnicos de Enfermagem e 02 Assistentes Administrativos.

 

TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES

Todos os colaboradores admitidos no SIATE passam pelo treinamento admissional, realizado pelas áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. “Só neste ano, fizemos vários treinamentos como: treinamento técnico assistencial admissional realizado pelo Núcleo de Educação Continuada do SIATE com as especificações do serviço e atuação em atendimento pré-hospitalar (APH), com a avaliação inicial do paciente. Técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), gestão das emergências nos atendimentos de emergências traumáticas, em situações clínicas obstétricas e em casos psiquiátricos. Também imobilização e transporte de pacientes e, ainda, intervenções em situações especificas com vítimas de queimaduras, acidentes de produtos químicos e afogamentos, sendo nesses casos treinamentos práticos e realistas,” explicou a gerente do Complexo Regulador.

Outros treinamentos foram a capacitação de toda a equipe sobre atendimento com Segurança da Cena, treinamento de Incidente de Múltiplas-Vítimas (IMV), de punção intraóssea, de máscara laríngea e outros que são necessários para garantir segurança do paciente e colaborador.

 

 

ATENDIMENTO DE MÚLTIPLAS-VÍTIMAS

O incidente de Múltiplas-Vítimas (IMV) é uma situação em que o número de vítimas de um desastre ou emergência excede a capacidade de resposta imediata dos serviços de emergência e de saúde FAEPU locais. Essas situações exigem uma gestão coordenada e eficiente para garantir o melhor cuidado possível às vítimas, otimizando os recursos disponíveis.

IMVs podem ocorrer devido a desastres naturais (como terremotos, furacões, enchentes), acidentes de transporte (como colisões de múltiplos veículos, acidentes ferroviários), incidentes industriais (como explosões ou vazamentos químicos) e até mesmo atos de terrorismo. A principal característica de um IMV é a sobrecarga dos recursos de emergência, necessitando de uma triagem eficaz e priorização do atendimento com base na gravidade das lesões e na probabilidade de sobrevivência das vítimas.

A resposta a um IMV envolve várias etapas, incluindo: 

  1. Triagem: a triagem rápida e eficiente é crucial para identificar e classificar as vítimas de acordo com a gravidade de suas lesões e a necessidade de tratamento imediato. Sendo realizado pela equipe o método START.
  2. Comunicação: comunicação eficiente entre as diferentes equipes de emergência e autoridades envolvidas.
  3. Tratamento no local: provisão de cuidados médicos iniciais no local do incidente para estabilizar as vítimas antes do transporte.
  4. Transporte: transporte das vítimas para as unidades de saúde apropriadas, priorizando aquelas com maior necessidade de intervenção médica urgente.
  5. Coordenação de recursos: utilização e coordenação eficaz dos recursos disponíveis, como ambulâncias, hospitais, e equipes de resgate.

As equipes estão sendo capacitadas desde novembro de 2023 para o adequado atendimento às Múltiplas-Vítimas, com as equipes das unidades hospitalares e das unidades de Atendimento Integradas. “Apesar do serviço ainda não estar implantado em Uberlândia, estamos seguindo todos os processos e treinamentos necessários para que, quando o “Plano Municipal de Emergências”, que está em fase final de execução, estiver pronto nossas equipes estarão preparadas”, afirmou Aparecida Gomes.

O Plano Municipal de Emergências: 

  1. Análise dos riscos que o Município poderia ser submetido e que contemple um Incidente de Múltiplas-Vítimas, o que já foi realizado juntamente ao Corpo de Bombeiros;
  2. Foram realizadas reuniões de alinhamento, conceitual e de orientação com os gerentes de todas as unidades de saúde do Município, além de envolver outros órgãos como Defesa Civil e Segurança Pública;
  3. Foi realizado um simulado de mesa com toda a rede Municipal de Saúde e outros personagens importantes nos atendimentos;
  4. As unidades de saúde enviaram seus planos personalizados para possíveis atendimentos;
  5. O próximo simulado prático será realizado em meados de setembro;
  6. A Secretaria Municipal de Saúde tornará público, por meio de Portaria e reunião Pública; após todos esses passos o Plano poderá ser considerado. Instituído.

GUARDIÕES DO CORAÇÃO, PROJETO PIONEIRO EM MINAS, CAPACITA ADOLESCENTES EM ATENDIMENTO DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Guardiões do Coração foi um projeto desenvolvido em parceria com a de Uberlândia, o Corpo de Bombeiros, o SIATE e a FAEPU. Esse foi o primeiro evento do estado para capacitar estudantes da rede municipal em atendimentos de parada cardiorrespiratória.

A Fundação Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o Sistema Integrado de Atendimento à Trauma e Emergência (SIATE), realizou, no dia 21 de novembro de 2023, a primeira edição do projeto “Guardiões do Coração”. A iniciativa é pioneira em Minas Gerais neste formato e tem o objetivo de ensinar os jovens, de 12 a 15 anos, das escolas da rede municipal, os primeiros passos em um socorro de urgência, como a Técnica de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica.

Nesta primeira edição, cerca de 200 adolescentes de escolas da Rede Municipal de Ensino participaram da capacitação, que ocorreu no ginásio da Arena Sabiazinho. Os alunos foram distribuídos em grupos para simular a prática de Reanimação Cardiorrespiratória (RCP) básica, incluindo compressões torácicas.

Toda a simulação ocorreu em bonecos e com a presença de profissionais capacitados. Ao final do evento, os adolescentes participantes tiveram uma formatura simbólica, com o recebimento de um boton por serem “Guardiões do Coração”.

“Esse foi um evento-piloto e cumpriu seu objetivo! A direção da FAEPU apoiou totalmente na organização e ele já foi incorporado ao Calendário da Secretaria Municipal de Educação. A união das equipes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, do SIATE e da FAEPU foram fundamentais para o sucesso do evento”, destacou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima e Silva.

 

FAEPU, SIATE E AS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA REALIZAM CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR EM PRIMEIROS SOCORROS

 

A FAEPU, o SIATE, as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Uberlândia e a SPDM capacitaram profissionais de apoio escolar em primeiros socorros e em rotinas específicas para estudantes com necessidades especiais. O curso aconteceu, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (CEMEPE). O objetivo dessa capacitação foi preparar os profissionais de apoio escolar com habilidades e conhecimentos em primeiros socorros para que possam reconhecer, avaliar e responder de forma adequada às emergências dentro do ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes e membros da comunidade educativa.

Para a gerente do Complexo Regulador, Maria Aparecida Gonçalves Gomes, treinar esses profissionais é essencial devido ao papel importante que desempenham na vida das crianças e dos jovens durante o período escolar. Eles estão, frequentemente, em contato direto com os estudantes em diversas atividades tanto dentro quanto fora da sala de aula e, muitas vezes. são os primeiros a responder em emergências.

As capacitações foram específicas e ministradas por órgãos diferentes. A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que também participou do projeto, fez o treinamento sobre Cuidados com Sonda, que tem por objetivo preparar os professores que atendem crianças que utilizam esses instrumentos para se alimentarem, tornando-os mais seguros no manuseio do equipamento e para identificar situações de riscos para as crianças. Os profissionais da FAEPU ensinaram a eles a Manobra de Heimlich (desengasgo) e a massagem cardíaca para uma parada cardiorrespiratória (PCR).

A gerente Maria Aparecida também explicou que, a todo momento do evento, foi abordada a importância de ligar para o 193 e saber informar a localização exata onde o incidente ocorreu e o estado da vítima. “Preparar-se para falar com os atendentes da emergência, passando esses dados com precisão e calma são imprescindíveis para a agilidade do socorro e esse processo de salvar vidas”, ressaltou.

Capacitação dos professores

Ao capacitá-los, espera-se que possam agir de forma rápida e eficaz em emergências, proporcionando cuidados imediatos até a chegada de profissionais de saúde qualificados.  “Isso pode ser a diferença entre a vida e a morte, além de minimizar danos e acelerar a recuperação em casos de lesões ou doenças súbitas”, disse a gerente.

Além disso, a capacitação não só aumenta a segurança dos estudantes, mas também promove um ambiente escolar mais seguro e confiável. Profissionais de apoio escolar capacitados tornam-se modelos de comportamento proativo em saúde e segurança, inspirando confiança e tranquilidade tanto nos estudantes quanto nos pais.

Foram quase 500 profissionais treinados em dois períodos.

 

PREFEITURA DISPONIBILIZA O PRIMEIRO CONSULTÓRIO-MÓVEL PARA ATENDIMENTO MÉDICO GERAL, ITINERANTE EM UBERLÂNDIA

“O equipamento tem como finalidade principal facilitar o acesso a consultas nos bairros.”

O primeiro Consultório-Móvel foi viabilizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a FAEPU, que administra a Central de Ambulâncias.

O Consultório Móvel foi criado para oferecer atendimentos médicos itinerantes à população geral. Será o primeiro veículo do Município, cuja finalidade principal é permitir a realização de consultas ao público geral.

Para atender como Consultório-Móvel, a unidade recebeu adaptações e melhorias e, agora, está dotada de equipamentos como divã clínico fixo para atendimento do paciente durante a consulta médica, pia para lavagem de mãos, cadeira, mesa, ar-condicionado e extintor de incêndio.

“Mesmo com unidades de saúde em toda a cidade, é essencial termos um consultório-móvel itinerante em Uberlândia para ampliar ainda mais o acesso aos serviços de saúde. Ele nos permite levar atendimento de forma prática e rápida, facilitando o cuidado preventivo e promovendo a saúde de forma proativa. Este consultório-móvel é uma ferramenta importante para garantir que toda a população receba o cuidado necessário e reforça nosso compromisso com a saúde e bem-estar de todos os cidadãos”, ressaltou Maria Aparecida Gomes, gerente do Complexo Regulador.

 

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