Patos de Minas, 9 de abril de 2025 – O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), com gestão descentralizada por meio do Contrato de Gestão nº 12/2024, firmado entre a FHEMIG e a FAEPU, alcançou um marco importante para a saúde pública da macrorregião Noroeste de Minas Gerais: a fila de espera para cirurgias ortopédicas de quadril/fêmur foi oficialmente zerada nesta terça-feira (09/04/2025). A média mensal de pacientes aguardando pela Central de Regulação de Leitos era de 10 pessoas.
Essa conquista reflete a capacidade técnica e organizacional do HRAD, que respondeu de maneira ágil a uma demanda de alta complexidade. O avanço é resultado do alinhamento entre uma gestão comprometida com resultados e a implementação de melhorias contínuas nos processos internos. O trabalho integrado entre as equipes assistenciais e administrativas permitiu maior fluidez nos atendimentos, otimização de recursos e, acima de tudo, a promoção do acesso oportuno e resolutivo aos usuários do SUS.
“Mais do que zerar uma fila, este resultado representa o fortalecimento da linha de cuidado ao trauma e o compromisso do HRAD com uma assistência qualificada e humanizada”, destaca a gerente-geral, Polyana Caires.
A eliminação da fila de espera reafirma o papel do HRAD/FAEPU como referência regional em traumatologia e ortopedia, além de consolidar sua posição como um elo fundamental na Rede de Atenção às Urgências e Emergências. Essa conquista é celebrada não apenas pela instituição, mas por toda a população beneficiada, direta e indiretamente, por uma saúde pública mais eficiente, acolhedora e acessível.
O diretor-geral da FAEPU, Renato Darin, explica que a expectativa é reduzir as filas também nas demais especialidades, com a realização, em breve, de mutirões de cirurgias no HRAD, contribuindo significativamente para a agilidade e a qualidade do atendimento à população de Patos de Minas e região.
#HRAD #FAEPU #SaúdePública #SUSComQualidade #Ortopedia #Traumatologia #PatosDeMinas #ZeramosAFila #GestãoComResultados #OrgulhoSUS #FHEMIG #FAEPU