Lavanderia de Uberlândia

FAEPU ABRE NOVAS FRENTES DE TRABALHO

Após finalizar a transição com a EBSERH para o gerenciamento do Hospital de Clínicas de Uberlândia, a Fundação de Assistência, Estudos e Pesquisas (FAEPU) decidiu ampliar seus trabalhos, adquirindo duas lavanderias, para atender a população em áreas também conectadas à saúde.

Uma das lavanderias funcionava no setor Industrial de Uberlândia e a outra no setor Sul, na avenida Nicomedes Alves dos Santos. Entretanto, em 2022, quando houve a transição das lavanderias para a fundação, a FAEPU preferiu reorganizar o Parque de Equipamentos com todo maquinário no setor Industrial, transferindo também todo o pessoal para uma única lavanderia, a Lavanderia FAEPU.

Com isso, a lavanderia do setor Sul foi desativada. Entretanto, a Fundação pensando na ampliação da Lavanderia, pretende, depois de reformular o projeto, instalar uma segunda unidade em Uberlândia.

A transição ocorreu de forma positiva, tendo em vista que, quando a Fundação assumiu a lavanderia, a produção mensal era de 5 a 7 ton/mês. Depois de três meses com a nova gestão, a produção mensal passou para 10 ton/mês.

Com o crescimento rápido e otimizado, ela optou por não aumentar sua carteira de clientes naquele momento, pois precisava ajustar os processos internamente, a fim de obter força total na produção e sair para o mercado com maior capacidade.

EM 2023, A EQUIPE GESTORA DA LAVANDERIA FAEPU REALIZA GRANDE INVESTIMENTO EM PEÇAS E MANUTENÇÃO

O que resolveu o problema com a alta demanda de manutenção corretiva, melhorando a manutenção preventiva. A empresa também adquiriu duas máquinas novas: 2 máquinas de lavar – usadas para lavar os enxovais, secadoras – usadas para secar as roupas, e calandras – usadas para a dobra do enxoval. Hoje, a capacidade de produção é maior e os ciclos mais rápidos.

No ano de 2023, a gestão da FAEPU também promoveu, para capacitação dos colaboradores, cursos e treinamentos, ministrados pelos Recursos Humanos.

Com a parceria dos colaboradores experientes, a gerência da lavanderia, o profissional planejador e controlador de produção e a direção da empresa, a FAEPU conseguiu desenvolver um novo produto para as empresas atendidas pela lavanderia, proporcionando-lhes maior qualidade, alto padrão de limpeza e eficiente controle de peças.

Um dos gargalos enfrentados pelas lavanderias no geral, segundo a equipe, é o controle de peças entregues pelos clientes (sendo essas de hospitais, nos quais não é permitida a contagem das peças devido ao material infectante).

O problema aparecia na hora da devolução do enxoval limpo, que, após a retirada das sujidades, tinha peso inferior ao peso do material recebido. “Esse fato gerava um desconforto nas equipes dos hospitais, pois era como se faltassem peças”, disse o gerente.

Para resolver essa questão, a FAEPU inovou o processo de entrega dos materiais, comprando cabines semelhantes às utilizadas nos aeroportos. Elas são instaladas nos hospitais e na lavanderia, onde o enxoval é colocado e escaneado por um infravermelho, mostrando, exatamente, quantas peças estão sendo entregues pelo cliente à lavanderia. Para o processo ocorrer de maneira satisfatória, foi necessária a aquisição de chips com tags de identificação única, inseridas em cada peça dos hospitais.

Com essa tecnologia diferenciada, tanto os hospitais quanto as empresas e as lavanderias da FAEPU passaram a contar com um sistema mais seguro e confiável para o controle dos enxovais recebidos.

FAEPU É HOMENAGEADA E CERTIFICADA COM “SELO RESGATA” DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA  

Das 439 instituições certificadas, sendo somente 12 delas premiadas com troféu, no evento presencial. A FAEPU ficou em 1º lugar na categoria: Sociedade Civil.

No dia 15 de abril, a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (FAEPU) recebeu o Certificado e o “Selo Resgata”, do Ministério da Justiça, em Brasília, por meio de seu Diretor-geral, Renato Darin, e seu assessor Fernando Santana.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Diretoria de Políticas Penitenciárias, premiou as instituições certificadas no 5º Ciclo de Concessão do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal – Selo Resgata.

A política de concessão do Selo Resgata é voltada para incentivar, estimular e reconhecer as organizações que empregam pessoas em privação de liberdade no regime fechado, semiaberto e aberto ou que estejam sob monitoração eletrônica, em medidas alternativas à prisão às pessoas em medidas de segurança e egressas do sistema penal.

Além disso, concessão do selo é um impulso às práticas de responsabilidade social e sustentabilidade às organizações que se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação à segurança pública e justiça social.

Desde a sua institucionalização, em 2017, a concessão do Selo Resgata alcança um número cada vez maior de organizações engajadas na reintegração social de pessoas em processo de cumprimento de pena ou recém-libertas, promovendo a corresponsabilidade na agenda de prevenção à criminalidade.

A FAEPU é uma dessas organizações que colaboram com a sociedade por meio do trabalho de responsabilidade social.

 

Como Chegar?

Galeria de Imagens

Notícias

Outras Unidades do Setor