FAEPU ADQUIRE LAVANDERIA EM UBERABA
A Lavanderia FAEPU de Uberaba foi adquirida em setembro de 2023. Durante a transição da antiga empresa para a FAEPU, as equipes operacional, técnica e administrativa foram mantidas em quase sua totalidade sem que houvesse prejuízo às entregas para os clientes. Em relação à filosofia de trabalho, materiais e métodos houve significativa mudança, tendo em vista a diferença entre a antiga proprietária e a FAEPU, ou seja, as demandas de serviços foram delegadas aos seus respectivos departamentos na sede da FAEPU, diferentemente do que estava implantado, em que muitos serviços eram acumulados em poucos colaboradores.
Segundo o gerente da Lavanderia de Uberaba, Rafael Branquinho, também foram realizadas as transições dos clientes entre as lavanderias FAEPU de Uberaba e de Uberlândia, ou seja, aqueles clientes que eram da Lavanderia de Uberlândia e que residiam em Uberaba foram transferidos para a unidade local e vice-versa. “Com isso, houve uma melhoria no tempo de resposta e atendimento aos clientes, bem como economia na logística entre as unidades”, explicou o gerente.
Além disso, houve um ganho para ambas as unidades com a contratação de um colaborador para Planejamento e Controle da Produção (PCP), de modo a atender as mesmas. Houve a organização e otimização de alguns fluxos e processos na unidade de Uberaba, tais como ajustes de alguns contratos com fornecedores, reforma de infraestrutura e de máquinas na unidade, o que impactou o modo como é realizado o processamento de enxoval dos clientes, visando à melhoria da qualidade e agilidade de resultados. “De maneira geral, nota-se que houve uma percepção positiva da sociedade com o advento da FAEPU na cidade de Uberaba e região, gerando alta expectativa de melhorias de processos e de qualidade dos serviços, o que pode ampliar a carteira de clientes da empresa”, disse.
O gerente da unidade de Uberaba ainda explica que, além da estratégia de capacitação constante dos colaboradores no processo de lavagem, para conseguirem separar corretamente os tipos de sujidades do enxoval, para ser utilizado o devido processamento pelas máquinas de lavar, a FAEPU conta com a execução detalhada dos planos de manutenções preventivas das máquinas (lavadoras, secadoras, calandras e dobradeiras), a fim de garantir sempre alta disponibilidade e confiabilidade, diminuindo custos com corretivas e desperdícios de recursos (água, lenha, energia etc.)
UBERABA E UBERLÂNDIA ADOTAM A SEGREGAÇÃO DE SEUS RESÍDUOS
Branquinho destaca ainda que as unidades de Uberaba e de Uberlândia adotam a segregação de seus resíduos, bem como o sistema para contenção e separação de sujidades na água de descarte; possuindo os devidos licenciamentos ambientais para operação e busca de empresas devidamente habilitadas de forma ambiental para o consumo de lenha (utilizada na caldeira para geração de vapor e água quente) e para doações de madeiras e seus derivados para descarte/reciclagem.
Conforme o gerente, foi instalado um Grupo Motor-Gerador (GMG), pois era algo que não havia anteriormente, o que trouxe segurança em relação à ocorrência da falta de energia elétrica pela Concessionária Cemig; além disso, foi transferida uma máquina embaladora/empacotadora automática para a unidade de Uberlândia, tendo em vista que, por hora, não seria tão bem aproveitada na unidade de Uberaba. Em Uberaba, também foi instalado o sistema de controle de enxoval por RF ID com todos os seus periféricos de hardware e software, o que não existia anteriormente. Por último, foi criado um abrigo externo para os resíduos, conforme a Legislação vigente, mantendo, assim, maior organização, higiene e assepsia da lavanderia.
O serviço prestado pela Lavanderia FAEPU de Uberaba é o de processamento de roupas/enxoval em geral, conforme os tipos de empresas/clientes. Na maioria das vezes, a lavanderia busca as roupas no cliente e, conforme cada contrato, entrega as peças no prazo estipulado dentro dos padrões de qualidade. A maior demanda atual é a área hospitalar. Desde que a FAEPU assumiu a lavanderia, já foram lavados aproximadamente 1.161.000 kg. A produção mensal gira em torno de, em média, 80.000 kg/mês e a empresa conta, atualmente, com 44 colaboradores.